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PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO DAS RUAS

Inspirada na ativista Jane Jacobs, a Fundação Mário Leal Ferreira acredita que quanto mais pessoas frequentam as ruas, mais seguros esses espaços se tornam e quanto mais agradáveis são essas ruas, mais refletem o quanto uma cidade é interessante. Dentro deste princípio, a Fundação adotou o conceito de ruas sustentáveis, priorizando o pedestre e o não motorizado, com uma urbanização que investe em calçadas largas, arborização, espaços de descanso e boa iluminação. Características que levam as pessoas a andarem mais, promovendo a integração do homem com a cidade.

 


Projeto de urbanização da Rua da Conceição da Praia e Rua Manoel Vitorino e de arquitetura do Edifício – Praça Irmãos Pereira.

Localização: Comércio

Descrição do projeto:

O projeto de urbanização da Rua da Conceição da Praia e Rua Manoel Vitorino e de arquitetura do Edifício – Praça Irmãos Pereira se inserem no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro Histórico de Salvador em implantação pela Prefeitura e coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira.

Ainda na metade do século XX, o início das obras da Av. Lafayete Coutinho, promoveram a demolição de parte do casario entre o final da Rua da Conceição da Praia e a antiga Rua da Preguiça (atual Manoel Vitorino), deixando entre a nova urbanização e a antiga, a Praça Irmãos Pereira – um largo triangular com lados em desnível e, há décadas, apropriado como estacionamento, configurando um vazio urbano.

Esse trecho de casario e edifícios históricos tombados individualmente como a Basílica da Conceição da Praia e o Elevador Lacerda, necessitavam de uma urbanização que valorizasse o espaço público, buscando materiais mais condizentes com o sítio e suas características da época da implantação, como a pavimentação em paralelepípedo, que foi encoberta pelo asfalto, e a pedra portuguesa, além de ampliar o Adro da Basílica da Conceição da Praia. Porém, não deixando de considerar a imperiosa necessidade de garantir a acessibilidade, que ao longo do passeio, leva a pavimentação em piso de alta resistência.

A proposta para o Edifício – Praça Irmãos Pereira é de um equipamento congregado à praça em nível com a Rua Manoel Vitorino, recuperando o seu alinhamento e abrigando o monumento aos irmãos Pereira (monumento em recuperação pela Fundação Gregório de Matos), além de ter, abaixo da praça, um estacionamento em dois níveis. Na implantação do Edifício – Praça Irmãos Pereira buscou-se a recomposição do vazio urbano da existência pretérita do quarteirão demolido e desfigurado pelo traçado viário, mas sem reconstruir o quarteirão de modo a preservar a visibilidade e a imagem do casario remanescente da Rua Manoel Vitorino, valorizando-o.

Na Rua da Conceição predomina o comércio de materiais náuticos, com fluxo grande de pessoas e turistas, além de carência de estacionamento e área de embarque e desembarque.

Esse projeto é de autoria dos arquitetos Edson Santos Neto, Alexandre Prisco e Nivaldo Andrade, coordenado pela Fundação Mario Leal Ferreira. Como se faz em todos os projetos na área de patrimônio histórico e arquitetônico, foi realizada uma ampla pesquisa histórica sobre a área e uma profunda discussão baseada nos princípios que norteiam as intervenções em preexistências.

Todos os projetos coordenados ou elaborados pela Fundação são construídos e discutidos com aqueles que moram, trabalham ou vivem o local. Além disso, quando da Ordem de Serviço para a obra, emitida pelo Prefeito Bruno Reis, o projeto é apresentado a todos os presentes, inclusive à imprensa. A partir da OS, o projeto fica à disposição para conhecimento de todos no site da FMLF.

Clique abaixo para conhecer planta técnica dos trechos do projeto.

TRECHO 01

TRECHO 02

 


Projeto de Requalificação da Rua Silveira Martins e Rua Edgard Santos

Localização: Cabula/Saboeiro

Extensão: 5 km

Descrição do projeto:

No Trecho 01 da intervenção, que corresponde a área entre da Ladeira do Cabula até altura da Alameda Flamengo, na via principal, foram propostas duas faixas por sentido de via e criado canteiro central com retornos, evitando assim as conversões a esquerda. Os passeios foram regularizados obedecendo uma largura mínima de 1,50m, sendo ampliados para 3,00m, quando possível, além da indicação de áreas de jardins com arborização e estacionamentos de veículos.  Em um dos lados da via criou-se uma ciclovia com largura de 1,80m, estando implantada ao nível do passeio. 

Já no Trecho 02, que vai da Alameda Flamengo até a UNEB, propôs-se um binário utilizando a Travessa do Tesouro. Na interseção com a Estrada das Barreiras a modificação é no sistema de sinaleiras que funcionará com apenas um tempo, otimizando assim o fluxo intenso nessa região. 

Já no Trecho 03, da UNEB até o Largo do Saboeiro, no espaço da rótula onde hoje existe um monumento em homenagem ao Prof. Edgard Santos, criou-se uma praça com pergolado e jardins com bancos, sendo este o único trecho que possibilitou a criação de um espaço público de convivência. 

Nas intervenções gerais, presentes nos três trechos, foram propostas a inclusão de ciclovia, contribuindo com a mobilidade da área, estacionamentos para carros, ampliação dos passeios com criação de rampas para PDC e faixas de pedestres elevadas, além da mudança da pavimentação nos retornos da via, garantindo assim a segurança no trânsito com a redução de velocidade.  

Relativo a materialidade, a especificação sugerida prevê a utilização de matérias sustentáveis, de boa qualidade e fácil manutenção, além, obviamente, da garantia na qualidade estética, materiais presentes em outros espaços urbanos de Salvador.

 

Clique aqui para ver a apresentação do Projeto de Requalificação da Rua Silveira Martins e Rua Edgard Santos

 


Engenho Velho de Brotas

 

 

Localização: Ruas Vila América, Almirante Alves Câmara e trecho da Rua Padre Luís Figueira

Extensão: 2,9 km

Descrição do projeto: O Projeto de Requalificação Urbana do Engenho Velho de Brotas compreende as ruas Vila América, Almirante Alves Câmara e trecho da rua Padre Luís Figueira. Está proposta a requalificação das calçadas, a acessibilidade universal, pavimentação das vias em piso intertravado, vala técnica subterrânea para enterramento das redes de telecomunicação, drenagem, ordenamento do sistema viário e pequenas praças e espaços de convivência para a população.

 

CADERNO 3D

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA -TRECHO 01 E 02

PLANTA GERAL DE PAVIMENTAÇÃO – TRECHO 03 E 04

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA – TRECHO 05 E 06

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA – TRECHO 07

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA – TRECHO 08 E 09

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA – TRECHO 10 E 11

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA -TRECHO 12 E 13

PLANTA GERAL DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA – TRECHO 14 E 15

SEÇÕES TIPO ALM. ALVES CÂMARA

SEÇÕES TIPO VILA AMERICA E PE. LUIZ FIGUEIRA

SEÇÕES TIPO MARIA FELIPA, MANOEL FAUSTINO E TRAV. ENG. VELHO

 

Clique aqui para acessar o vídeo do projeto.

 


Rua Miguel Calmon (Jequitaia) – 2018

 

Localização: Comércio

Área: 26.000 m2

Extensão: 1 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: O projeto Ruas Completas, desenvolvido pela FMLF, a partir dos parâmetros estabelecidos pela World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países e que trabalha para criar áreas urbanas acessíveis, equânimes, saudáveis e resilientes, abrange toda a extensão da rua Miguel Calmon e um trecho da Avenida Jequitaia. A WRI define Ruas Completas como vias que cumprem sua função como espaço público de convivência e movimentação segura e confortável para todos os públicos. Projetadas para todos os usuários de forma democrática – pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo -, impactam na redução das emissões de carbono. Assim, a proposta contempla a criação de ciclofaixa, espaços de descanso e convivência (micro praças) ao longo da via, paisagismo e conforto ambiental com o plantio de novas 90 árvores com espécies locais, nova iluminação pública em LED, novas calçadas com pavimentação adequada ao pedestre e acessibilidade universal com um conjunto de rampas, faixas de pedestres, sinalização horizontal e um novo sistema de sinalização vertical inteligente.

 


 Rua Cônego Pereira – 2018

Localização: Centro

Área: 139.000 m2

Extensão: 1,5 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: O projeto buscou recuperar as condições de trafegabilidade e melhorar, significativamente, a qualidade urbanística e ambiental do entorno da Avenida Cônego Pereira, importante corredor viário da cidade. Na infraestrutura, destaca-se a macrodrenagem do canal do Rio das Tripas e a microdrenagem da Avenida Cônego Pereira, de suas vias transversais e de trecho da Av. J. J. Seabra. Quanto à mobilidade, o projeto prevê a adequação das faixas viárias de modo a garantir maior fluidez. Além disso, prevê ainda a implantação de uma ciclovia. Por fim, com relação ao entorno, o projeto prevê a melhoria das calçadas para garantir ao pedestre maior segurança e conforto, além de acessibilidade universal. Além de completo projeto paisagístico com o plantio de centenas de árvores nas calçadas e no canteiro central.

 


Rua do Curuzu – 2018

Localização: Liberdade

Área: 17.700 m2

Extensão: 1 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: De grande importância cultural e histórica para Salvador, a rua do Curuzu apresentava condições físicas e ambientais em precariedade ao longo da sua extensão. O projeto concebido pela FMLF priorizou a qualidade ambiental da via, colaborando para a dinamização das atividades econômicas da comunidade promovendo uma renovação urbana. A intervenção ampliou passeios ao longo da rua e implantou a pavimentação colorida – referência ao bloco afro Ilê Aiyê, sediado no local -, em intertravado, áreas de convívio, arborização, estacionamentos e iluminação pública.

 


Rua Sabino Silva – 2019

Localização: Ondina

Área: 37.706m2

Extensão: 1,2 km (2,4 km considerando os dois sentidos)

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: O projeto tem como objetivo criar um espaço que favoreça a circulação de pedestres, a prática da caminhada de forma segura e confortável e valorize a via como importante eixo de ligação entre os bairros da Barra, Ondina e da avenida Centenário, distribuindo, também o fluxo para o acesso aos bairros do Jardim Apipema e Morro do Gato. A estruturação do projeto foi concebida a partir do canteiro central, com a implantação de uma ciclovia elevada. Esse trajeto define as áreas destinadas aos estacionamentos ao longo da via, até se conectar em suas extremidades com as ciclovias das avenidas Centenário e Otavio Mangabeira. No canteiro central foram criados os espaços para o lazer com mobiliário urbano e brinquedos infantis. A infraestrutura urbana está contemplada através de rede de drenagem, pavimentação, passeios, rampas e iluminação pública.

 


Av. Ademar de Barros – 2019

Localização: Ondina

Área: 59.062 m²

Extensão: 1,10 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: A intervenção na Avenida Ademar de Barros tem como objetivo introduzir melhorias funcionais e promover a recuperação paisagística da área. Foi também adotada uma medida estrutural para a implantação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, um dos grandes problemas da área, apto e capaz de proteger o cenário paisagístico do vale de Ondina e todos os componentes urbanos que dele fazem parte – parques e jardins, monumentos, edificações. A proposta prevê requalificação dos canteiros, com novo projeto paisagístico, alargamento das calçadas e implantação de ciclofaixa. Melhorias na acessibilidade com rampas elevadas para travessia e vagas de estacionamento adaptadas com rampas para garantir o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Também foram previstos espaços de descanso e lazer com áreas de convivência e equipamentos de ginástica.

 


Rua da Conceição – 2019

Localização: Comércio

Área: 3.200 m2

Extensão: 0,5 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: A rua da Conceição da Praia abriga um conjunto de casarios tombados pelo valor histórico e dois importantes monumentos da cidade: a Igreja da Conceição da Praia e o Elevador Lacerda. Essa localização determinou os parâmetros da urbanização que, também, considera o grande fluxo de veículos e pedestres no local. O projeto recupera a pavimentação em paralelepípedo nas vias com a remoção do asfalto, promove o alargamento das calçadas e do adro da Basílica da Conceição da Praia e a determinação de rota acessível, com a finalidade de qualificar o espaço de trânsito de pedestres ao longo das fachadas do casario. A intervenção também compreende a arborização de pequeno porte, oferecendo mais conforto ambiental aos pedestres que transitam pela calçada sem interferência na leitura do casario, ordenamento de vagas estacionamento em via pública e vala técnica para a iluminação pública e rede de telecomunicações.

  


Caminho da Fé – 2018

 

Localização: Bairro do Bonfim

Área: 22.272 m2

Extensão: 1,1 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: O Caminho da Fé consiste em um conjunto de intervenções urbanísticas ligando o Santuário da Santa Dulce dos Pobres à Colina Sagrada do Senhor do Bonfim e à requalificação da Avenida Dendezeiros com o objetivo de aproximar, simbolicamente, dois marcos da religiosidade da cidade, sugerindo uma peregrinação para que esses pontos sagrados sejam alcançados. Para o cotidiano do bairro, possibilita a circulação com mais conforto e segurança. O percurso prioriza o pedestre com ampliação dos passeios, implantação de novas faixas no nível da pista, itens de acessibilidade, nova pavimentação, fiação subterrânea, iluminação em LED, drenagem, paisagismo, novo mobiliário urbano com o uso de totens históricos explicativos e marcos religiosos.

 


Avenida Sete – 2017

 

Localização: Centro Histórico

Área: 45.000 m2

Extensão: 1,5 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: Centenária e de grande valor histórico e cultural, a Avenida Sete há muito tempo não passava por uma intervenção estruturante, mas apenas por pequenas obras de manutenção. A proposta deste projeto é integral em termos urbanísticos, sugerindo algumas mudanças na estrutura física para oferecer qualidade, conforto e segurança às pessoas que trabalham, moram e usam os serviços e o comércio da avenida. O objetivo é tornar a Avenida Sete uma local agradável, potencializando o comercio – o mais importante de rua em Salvador -, atrair novos moradores que ainda desejam viver no Centro, além de valorizar o turismo, considerando que a avenida é um importante corredor cultural com monumentos que contam a história da cidade.


 Corredor da Vitória – 2017

 

Localização: Centro

Área: 22.000 m2

Extensão: 1,2 km

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: O projeto tem por finalidade disciplinar o uso da faixa acessível compartilhada entre pedestres, cadeirantes e ciclistas, para garantir segurança e evitar o conflito do uso da ciclofaixa no nível da via. Salienta-se que as árvores centenárias existentes impediam também a acessibilidade da calçada, a intervenção amplia o espaço de circulação e consolida, definitivamente, o ganho de área à circulação de pedestres e ciclistas.

 


Jardim Brasil – 2019

Localização: Barra

Área: 8.807 m2

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto: Algumas áreas da cidade perderam, ao longo dos anos, a dinâmica urbana a partir da migração de suas atividades comerciais para outras regiões em decorrência da degradação do próprio espaço público, a exemplo do Jardim Brasil, conhecido no passado como bairro boêmio, chamado “Baixo Barra”. A proposta de urbanização desta área objetiva resgatar a sua vitalidade a partir da melhoria das suas condições físicas. Considerado o mais importante equipamento do Jardim Brasil, a Igreja Jesus Maria José mereceu destaque a partir da urbanização do seu entorno, com a via em intertravado e passeio diferenciado. Também foram urbanizadas as ruas Belo Horizonte, Augusto Frederico Schmidt, Maceió, Recife, Aracaju e Florianópolis.

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