PROJETOS DE MELHORIA DE HABITAT

Área: 20.000 m2

Status do projeto: Concluído

Obra: Concluída

Descrição do projeto – Em 2008, aproximadamente 300 famílias ocuparam um terreno da União à margem da Baía de Todos os Santos e passaram a viver em condições de extrema precariedade, em casas construídas de lona, com esgoto a céu aberto e ligações irregulares de energia e água.

Para elaborar este projeto, a Fundação implementou metodologia participativa, na qual foi ouvidoe cada morador, em diversas oficinas, dinâmica que criou uma relação de proximidade e confiança entre a comunidade e a equipe da Fundação. Assegurava-se assim a construção de um projeto mais pactuado, que teve como premissa a manutenção destas famílias na área já ocupada. Proposta que demandou um trabalho social com o intuito de promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implementados na localidade. O projeto realizou diferentes atividades com a comunidade visando seu desenvolvimento em várias dimensões: social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional, como cursos de formação profissional, atendendo os campos de interesse da comunidade com a demanda no mercado de trabalho. O trabalho social também fez o acompanhamento do processo de adaptação das famílias à sua nova realidade, bem como o período pós ocupação. Foram construídas 257 unidades, de dois e três quartos, com toda a infraestrutura, creche, parque infantil, academia, centro comunitário, dez boxes comerciais, espaços de lazer e de contemplação.

Saneamento Ambiental da Bacia do Mané Dendê – Novo Mané Dendê – 2016/2017

Localização: Periperi/ Prefeitura Bairro 2 – Subúrbio Ferroviário

Área: 1.200.000 m2

Status do projeto: Concluído

Obra: Em execução

Descrição do projeto: Em janeiro de 2016, a Prefeitura Municipal de Salvador firmou contrato de cooperação técnica no valor de USD 1.100.000 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a elaboração do projeto de Saneamento Ambiental e Urbanização da Bacia do Mané Dendê. Esse contrato constituiu a primeira etapa de desenvolvimento de ações e projetos, que antecederam o contrato de empréstimo. Coube à Fundação Mario Leal Ferreira a elaboração do projeto, instituindo uma Unidade Preparatória do Projeto (UPP) e responsável por sua coordenação. A área do Mané Dendê engloba cinco bairros: Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela, que apresentam grande potencial histórico, cultural e ambiental, mas tiveram, até então, uma ocupação não planejada acarretando situações precárias e de risco para uma parcela significativa da população, que já enfrenta deficiência de serviços e estruturas no âmbito do setor público. Nesta fase, foram elaborados os planos de Reassentamento e Socioambiental, o Estudo de Capacidade Institucional da Prefeitura, os projetos do sistema de macro drenagem e da drenagem complementar e recuperação do sistema existente, projeto de infraestrutura sanitária com ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, projeto de urbanização, projeto dos equipamentos urbanos e de recuperação ambiental com a melhoria das condições ambientais e de habitação da população, bem como a promoção dos estudos de caráter social e cultural e a vinculação desses aspectos à programação de geração de renda. Nesta fase, foram realizadas 28 reuniões com os moradores, com a metodologia participativa, com escuta qualitativa, o que possibilitou incorporar as demandas comunitárias que constituíram a primeira e efetiva aproximação para o desenvolvimento de um projeto participativo.