Logo Prefeitura de Salvador

MAQUETE

 

  

Tombada pela Prefeitura Municipal, em dezembro de 2020, a Maquete de Salvador – ou o Modelo Reduzido como também é denominada -, está guardada na Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), desde janeiro de 2017 à qual compete a guarda, a conservação e a atualização, enquanto aguarda um espaço definitivo para exposição.

 

Representação tridimensional da capital baiana na escala de 1/2000, a Maquete de Salvador foi idealizada pelo arquiteto Francisco de Assis Couto Reis no início dos anos 70 para demonstrar as intervenções em curso na cidade naquela época, num cenário de profundas transformações urbanas. Em razão da finalidade instrumental que desde a sua origem lhe foi associada, a Maquete de Salvador manteve ao longo do tempo uma das peculiaridades que a diferencia de outras maquetes de cidades: o fato de não ter uma datação específica e de se renovar e crescer junto com a Cidade, a partir de um esforço contínuo de complementação e atualização.

 

No seu formato atual, o modelo é constituído por 97 módulos nas dimensões de 1,00 x 1,00 metros, e por mais 7 módulos nas dimensões de 1,00 x 0,50 metros, compondo um mosaico de 104 módulos, na dimensão total de 13,00 x 13,50 metros, perfazendo um total de 100,50 m². Está representada na Maquete toda a porção continental do Município, na qual está localizada a Cidade de Salvador. Na escala real, a representação do modelo abrange um território de 402 km², dos quais 279 Km² correspondem aos bairros de Salvador, que estão integralmente representados.

A Maquete de Salvador não tem uma datação única. A Cidade representada resulta de sucessivas atualizações das feições iniciais dos módulos que vêm sendo realizadas desde os anos 1980, assim como de substituições necessárias dos elementos em razão do desgaste dos materiais ou decorrentes de pequenos danos. A maquete vem sendo ampliada e atualizada com a contribuição de arquitetos, artistas, servidores públicos e estudantes, que atuaram de forma artesanal na sua construção, se constituindo em um testemunho de época digno de nota a futuras gerações.

 

Consulte aqui para acessar o dossiê de tombamento da maquete. 

Skip to content