Trilogia sobre o arquiteto Assis Reis

A arquitetura baiana viveu uma noite memorável ontem (24), com o lançamento da “Trilogia Assis Reis”, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Faufba), na Federação. Com projeto gráfico da EDUFBA e patrocinada pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Trilogia tem como foco a arquitetura e o urbanismo da primeira capital do Brasil. A trilogia começou a ser escrita por Assis Reis em 2009, no entanto o arquiteto faleceu em 20 de abril de 2011, finalizando apenas duas das obras que compunham a coleção. Dando continuidade ao projeto, a pedido do autor, a produção do terceiro volume foi abraçada por Márcia Reis, filha de Assis, construindo uma coletânea de textos relacionados ao trabalho e à vida do pai, em especial o seu projeto icônico para a sede da CHESF.

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, destaca que a produção de Assis Reis, que foi seu professor na Faufba, é reconhecida nacionalmente. “Reis desenvolveu alguns importantes projetos de espaços públicos para a Prefeitura de Salvador, a exemplo da Praça da Sé. E foi também o responsável pela maquete de Salvador, hoje patrimônio tombado pelo município e sob a guarda da FMLF. Estamos muito felizes com a publicação e com a possibilidade de tornar disponível para o público em geral e a pesquisadores e estudiosos em particular, um registro documental da produção deste que é um dos mais renomados profissionais da sua área, com relevante contribuição para a história da nossa cidade”, considera.

O primeiro livro é dedicado às propostas voltadas para o espaço urbano, especificamente traduzidas em uma série de projetos para reforma de diversas praças na cidade, a exemplo da Praça da Sé, no Pelourinho. O segundo livro traz à tona a preocupação de Reis com a cultura soteropolitana e a importância dessa questão como forma de identificação com a cidade, trata da proposta não concretizada para o Centro de Identidade Cultural para Salvador e de uma de suas obras mais importantes, o Modelo Reduzido da Cidade de Salvador (Maquete de Salvador, presente na sede da FMLF, no Comércio). Por fim, o terceiro livro é dedicado à sua obra magna: a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Assis Reis – Nascido em Aracaju (SE) em 1926, Francisco de Assis Couto dos Reis se tornou bacharel em Arquitetura pela Ufba em 1957 e se tornou um dos principais nomes da arquitetura modernista brasileira, tendo desenvolvido boa parte da carreira na Bahia. Recebeu Menção Honrosa em 1969 pelo projeto “Pavilhão do Brasil”, na Exposição Internacional de Osaka, Japão, entre outros prêmios. Suas obras já foram expostas em cidades como Berlim, na Alemanha; Bruxelas, na Bélgica; Buenos Aires, na Argentina; Nova Iorque, nos Estados Unidos; e Paris, na França.

Fotos: Julia Rocha | Bruno Concha | Fundação Mário Leal Ferreira