Projeto Pilar Será Concluído em junho de 2022

Os Moradores, trabalhadores, comerciantes e frequentadores do Pilar se reuniram com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e o Instituto Carlinhos Brown para conhecerem os primeiros resultados do cadastro físico, social e cultural, assim como as primeiras leituras do Plano urbanístico do Projeto Pilar. No encontro, realizado no final da tarde de ontem, quinta-feira (11/11), no Trapiche Barnabé, foi apresentado um cronograma das próximas etapas a serem desenvolvidas até a conclusão do Projeto, prevista para junho de 2022.

Ao dar as boas vindas, a presidente da FMLF, Tânia Scofield, ressaltou a importância do diálogo permanente com todos, em cada etapa do Plano. “Só trabalhando juntos poderemos contribuir para melhorar a qualidade urbana para os moradores, comerciante e trabalhadores. O objetivo do Plano é garantir que os projetos específicos tenham uma noção do conjunto, para que contribuam com o todo e alcancem objetivos coletivos”.

Os primeiros dados do cadastro apontam que o Pilar tem 461 habitantes, morando em 157 imóveis, de um total de 246. Informações que servirão para lastrear as diversas leituras do território oferecendo suporte aos planos integrados. O cadastro socioeconômico e cultural está sendo conduzido pela Cooperação com a UNESCO, através da Empresa Ficcus Urbano Assessoria e Projetos, que apresentou na reunião os dados à comunidade.

Iniciativa da Prefeitura em parceria com o Instituto Carlinhos Brown, o Projeto Pilar abrange intervenções sociais, urbanísticas e culturais no território do Pilar. As ações socioeducativas e culturais junto à população, classe artística e empresários do setor serão lideradas pelo Instituto. Com a experiência que adquiriu ao ter se tornado um empreendedor do bairro, com o espaço cultural Museu Du Ritmo, Carlinhos Brown pretende replicar no território a experiência do Projeto TáRebocado, no bairro do Candeal, e no qual está inserida a Escola Pracatum de Música além de outros projetos sociais.

“Minha história de vida, amplia minha responsabilidade cidadã, independente do papel que eu esteja desempenhando: seja como músico, artista ou agente e líder cultural, como no Projeto Pilar. O convite da FMLF muito me orgulha, tanto pelo desafio, como pela parceria que visa o benefício da melhoria de vida dos moradores do Pilar e da cidade como um todo”, reflete Carlinhos Brown.

Cronograma – Durante a reunião, técnicos da FMLF, esclareceram as diferenças entre projetos e planos, explicando, também o cronograma do Projeto Pilar, que está na Etapa 1, de reconhecimento do território e prevista para ser concluída em Fevereiro de 2022.

“É importante que todos entendam que por conta do Projeto Pilar, as primeiras demandas que recebemos da comunidade, já estão sendo atendidas. Podemos citar duas ações recentes da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis): a implantação de contêiner para recebimento de resíduos recicláveis, do Casa So+ma, e implantação de uma horta comunitária, do projeto Hortas e Pomares Urbanos”, observa Tânia Scofield. Na oportunidade ela lembra que o Projeto Pilar é uma iniciativa do munícipio, coordenada pela FMLF, mas que envolve diversas Secretarias Municipais por ser um Projeto multidisciplinar.

Nas próximas etapas serão desenvolvidos os Planos Técnicos Social, Cultural e o Plano Urbanístico.