Prefeitura inicia requalificação da orla da Gamboa de Baixo e entrega contenção

Banhada pelo mar calmo da Baía de Todos-os-Santos, a orla da Gamboa de Baixo, situada entre os bairros de Dois de Julho e Comércio, é uma das mais belas e aconchegantes da cidade. O trecho ficará ainda mais atrativo para moradores e visitantes com a execução do projeto de requalificação urbana, coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), cujo investimento será de R$9,7 milhões.  A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no local pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira (1º).

Concomitante a assinatura da ordem de serviço foi entregue à comunidade uma contenção de encosta de 400 m² de área na região, que trará mais segurança e tranquilidade aos moradores no período de chuvas. “Em 2020, essa encosta desabou e, de lá para cá, fizemos o projeto, viabilizamos recursos e executamos a obra. Essa é mais uma intervenção que vem para trazer segurança aos moradores. Lembro da nossa luta junto à União para passar essa área para o município”.

“Esse projeto foi construído em conjunto com a comunidade local, considerando as diversas atividades que são praticadas lá. Os bares e restaurantes da Gamboa são hoje um dos grandes atrativos turísticos de Salvador, e o projeto valoriza essa atividade comercial com a criação de espaços de convivência em pergolado”, acrescenta a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

Dona de um bar na Gamboa de Baixo, Ana Cristina Caminha vê as intervenções como avanços necessários para tornar o local atraente para moradores e visitantes. “É uma mudança de página, que lutamos há anos para conquistar. Vamos ter a possibilidade de mostrar à cidade e aos turistas nossa cultura e nossa realidade. E, da nossa parte, poderemos expor mais o nosso trabalho, virando a página da Gamboa marginal, para uma Gamboa de identidade, cultura e histórico pesqueiro. E isso foi conquistado pela comunidade e sua história de resistência”.

O projeto da FMLF validado pela comunidade e que será executado, inclui áreas para o lazer e contemplação, parque infantil, mobiliário urbano, paisagismo. A pavimentação será em intertravado, granito e concreto. Para atender a comunidade tradicional de pescadores que vive na Gamboa de Baixo serão implantadas rampas para os barcos dos pescadores, espaço coberto e totalmente infraestruturado para o trato do pescado. O projeto recupera e preserva a estrutura da Gamboa que deu o nome à comunidade.

O prefeito anunciou ainda que, nos próximos 60 dias, serão entregues 585 títulos às famílias das comunidades da Gamboa e do Unhão. “As pessoas terão os documentos da casa e a garantia de permanência em suas próprias moradias, resguardando a história dessa ZEIS (Zona Especial de Interesse Social). Esse documento assegura o direito das famílias.