Prefeitura e Unesco promovem nova rodada de debates e discutem ‘Dimensão Social e Vulnerabilidades’ no Centro Histórico e Comércio

A Prefeitura de Salvador e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizaram nesta terça-feira (18) o terceiro encontro do ciclo de debates Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador. O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a vice-prefeita Ana Paula Matos e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) da capital baiana, Fernanda Lordêlo.

Foto: Adam Vidal / GAPVP

Os participantes se reuniram no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Praça Municipal, para discutir o tema ‘Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais’. Ana Paula Matos ressaltou que a gestão pública deve ser socialmente responsável e basear-se na escuta e proximidade com a população. “Momentos como esse são importantes. Se a gente conseguir superar questões estruturais, e conseguir fazer as construções e as habitações aqui, vamos resolver problemas importantes, fazendo com que as pessoas que moram aqui no Centro Histórico tenham condições de ocupar esse espaço com dignidade”, disse.

“Quando a gente pensa em uma área como essa do Centro Histórico, qualquer investimento aqui tem um desafio enorme, porque a gente precisa respeitar a cultura, respeitar a história, e mesmo assim ouvir as sugestões das pessoas e fazer as inovações”, disse a vice-prefeita.

Fernanda Lordêlo enfatizou a importância de focalizar o olhar social, especialmente no que diz respeito às mulheres, nesse espaço urbano. Para ela, é essencial abordar a cidade de maneira abrangente. “Essas discussões são relevantes, porque além de outros aspectos que estão vistos de forma urbanística, cultural e artística, estamos também avaliando o olhar das pessoas que vivem nesses locais e a melhor forma de fazer com que elas vivam cada vez melhor”, declarou.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O evento contou com a presença de convidados como Mariana Chiesa, advogada e professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela enfatizou a complexidade do problema enfrentado pelas principais capitais e a importância de buscar soluções efetivas para a reocupação do Centro Histórico, passando também pelo combate à vulnerabilidade social.

“Acho que o grande desafio dos gestores hoje é pensar nas alternativas que estão sendo colocadas em prática e começar a pensar um pouco como a gente consegue articular todos esses atores para começar a ter soluções mais efetivas para a reocupação do Centro Histórico, para olhar para vulnerabilidade, como trabalhar com ela, como avançar com as pessoas, garantir qualidade de vida em uma cidade que garanta de fato o bem-estar de todo mundo”, disse Mariana.

Também presente no local, Ângela Maria Gonçalves, psicóloga e assistente de Desenvolvimento de Projetos e Articulação Institucional do Projeto Axé, destacou o papel fundamental do encontro para a cidade e a necessidade de integrar esforços nas áreas sociais, turismo e cultura para o benefício de Salvador:

“Esse encontro é fundamental, porque conforme o tema de hoje, a questão da vulnerabilidade é existente. E, pensar esse Distrito Cultural com esse foco, e em todas as potencialidades que a gente tem para ser feito um trabalho em rede, envolvendo tanto a área social como também o turismo e cultura. Acho que Salvador ganha muito com isso”, disse Ângela Maria Gonçalves.

O evento – O ciclo de debates, realizado desde o início de julho, tem sido aberto ao público, contando com a participação de comerciantes locais, líderes comunitários e representantes de diversos grupos relacionados ao Centro Histórico. O próximo encontro, abordando o tema ‘Cidades e Cultura’, está agendado para a próxima terça-feira, dia 25, novamente no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Ao final do ciclo, haverá uma oficina de trabalho no dia 26, para discutir os encaminhamentos futuros do projeto e das reflexões feitas durante os debates do mês. Essa ação está inserida no recém-instituído Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, estabelecido em 27 de abril deste ano, e alinhado ao projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a Prefeitura e a representação da Unesco no Brasil, denominado ‘Instrumentos e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo de Salvador’.

Reportagem: Mateus Soares