PREEFEITURA INICIA OBRAS DA AVENIDA ALMIRANTE TAMANDARÉ

A ordem de serviço para início das obras de requalificação da Rua Almirante Tamandaré, em Paripe, foi assinada na manhã desta sexta-feira (22) pelo prefeito Bruno Reis. O projeto de requalificação urbano-ambiental é coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e abrange 1,5 km de extensão da via, entre a Praça João Martins e o cruzamento com a Rua Almirante Mourão de Sá. Um dos aspectos mais importantes da concepção do projeto foi à participação efetiva da comunidade, que contribuiu não só pontuando os problemas, mas sugeriu soluções demonstrando um conhecimento ímpar do bairro onde vivem.

“Atualmente, quem passa pela Rua Almirante Tamandaré vê o quanto ela é conflituosa. O fluxo de carros e de pessoas é muito grande. Então, o que a FMLF está buscando com essa intervenção é melhorias para a mobilidade da via, seja para o veículo, seja para o transporte público ou para o pedestre”, observou a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

A requalificação urbana da Rua Almirante Tamandaré ocorrerá simultaneamente em quatro trechos. No primeiro, que corresponde à área entre a Praça João Martins e a Travessa Pará, será criada uma alameda com passeios mais largos, jardins arborizados e espaço com barracas para comércio de ambulantes. Na extensão correspondente à interseção da Rua Almirante Tamandaré e a Avenida Afrânio Peixoto será feito um redesenho viário para melhoria do fluxo do tráfego, atendendo uma demanda da comunidade.

É uma obra que envolve a reforma de praças, substituição de pavimentação e criação de espaços compartilhados, sistema de drenagem, ampliação de passeios e novos pontos de ônibus.

“Essa é uma rua estruturante daqui de Paripe, sendo também a mais importante do bairro, concentrando comércios, residências e grande circulação de veículos e pedestres. Por isso, vamos realizar uma verdadeira transformação para melhorar a mobilidade. Aqui haverá piso intertravado e granito em meio-fio, assim como iluminação em LED, parque infantil e academia de ginástica para o pessoal da terceira idade. A obra terá um investimento de R$16 milhões. Um presente que a Prefeitura anuncia às vésperas de Natal para o Subúrbio de Salvador”, destacou.

Melhorias – A requalificação urbana da Almirante Tamandaré ocorrerá simultaneamente em quatro trechos. No primeiro, que corresponde à área entre a Praça João Martins e a Travessa Pará, será criada uma alameda com passeios mais largos, jardins arborizados e espaço com barracas para comércio de ambulantes. Na extensão correspondente à interseção da Rua Almirante Tamandaré e a Avenida Afrânio Peixoto será feito um redesenho viário para melhoria do fluxo do tráfego, atendendo uma demanda da comunidade.

No trecho 2, que vai da Travessa Pará até a Rua Paraná, a intervenção propõe a requalificação de uma praça com a colocação de espaço infantil, mesas de jogos e jardim. Na Rua Córdoba, adjacente a este espaço, e na Rua Munique está prevista colocação de piso intertravado para criação de espaço compartilhado, garantindo inclusive a segurança e a possibilidade de retorno para quem se dirige à Rua 8 de dezembro.

Já no trecho 3, da Rua Paraná até a Rua de Deus, haverá academia ao ar livre com acessibilidade, bancos e áreas verdes, enquanto que no trecho 4, que abrange a Rua de Deus até a Rua Almirante Mourão de Sá, será implantado um espaço de lazer com parque infantil, pergolado com mesas para jogos, jardins com bancos, baia com abrigo para ônibus e paraciclo. Também está prevista uma área para a instalação de pequeno comércio de alimentos com barracas padronizadas.

Mobilidade – Para garantir mais acessibilidade e mobilidade para a população, a obra de requalificação da Almirante Tamandaré trará para a via a inclusão de ciclofaixa, estacionamentos para carros e vagas para carga e descarga, faixas de pedestres, assim como ampliação dos passeios com rampas para PCD, além da mudança da pavimentação nos cruzamentos, garantindo assim a segurança no trânsito com a redução de velocidade.

Também será criado um binário composto pelas ruas Almirante Tamandaré e a da Bélgica, mantendo o fluxo nas duas direções apenas para os ônibus. Os carros que se deslocarem pela Almirante Tamandaré passarão a trafegar em sentido único da Rua Eduardo Dotto para a BA-528. Já o trânsito para esses veículos na Rua da Bélgica terá sentido inverso (BA-528 à Rua Eduardo Dotto).

Outra novidade é que o terminal de ônibus localizado na Escola de Menor passará a funcionar na Rua Almirante Mourão de Sá.

Com intuito de qualificar o espaço urbano, a Prefeitura também implantará jardins, revisão de toda a drenagem existente, vala técnica para atender às empresas de telecomunicações e contentores de lixos.