Praça Cairu ganha obra de Tatti Moreno e volta a ter monumento de Mário Cravo Jr.

O monumento em memória às vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde encomendado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e produzido pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) foi inaugurado pela prefeitura de Salvador, na terça-feira (11). A peça, que tem  iluminação cênica, foi confeccionada em aço corten e possui área de cerca de 50 metros quadrados em um círculo de 8 metros de diâmetro.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito comentou a importância simbólica da escultura para a cidade.  “Era desejo da Prefeitura ter um monumento que pudesse ficar registrado na nossa história, para servir de inspiração e, acima de tudo, dar força e coragem para que a cidade siga avançando e enfrentando as diversidades”, afirmou Bruno Reis.

A presidente da FMLF, Tânia Scofield, explicou que a escolha da Praça Cairu se deu pelo espaço possuir grande visibilidade. “Tivemos um expressivo número de vítimas do coronavírus e, por isso, vale a pena registrar esse momento difícil que passamos e que ainda há resquícios. Ainda precisamos ter cuidados”.

Gisele Moreno, viúva do autor da obra, prestigiou a entrega do monumento e lembrou que a escultura foi o último trabalho do artista antes de ele morrer em julho do ano passado. “Essa obra tem toda uma simbologia, com figuras que representam asas de morcego, e a Terra (o homem) está acima, representando a sobrevivência à pandemia. É um trabalho abstrato, no qual Tatti tinha uma atuação significativa. Queria muito que ele estivesse em vida para assistir esta inauguração”, contou.

Desde março de 2020, período de início da pandemia, até o momento, a capital baiana registrou mais de 270 mil casos confirmados da doença, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Cerca de 267 mil pessoas foram curadas e 8,6 mil vieram a óbito. A cidade possui 6 mil profissionais de saúde atuando diretamente no enfrentamento à crise sanitária. Mais de 2,4 milhões de pessoas foram vacinadas e mais de 7,5 milhões de doses de imunizantes foram aplicadas.

Na mesma noite, também foi devolvida à cidade, o Monumento à Cidade de Salvador, que volta a ocupar o mesmo lugar de origem após ser reconstruído em função de um incêndio que atingiu a peça, em 2019. também chamado de Fonte da Rampa do Mercado, foi reconstruído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) com fidelidade ao projeto anterior, de autoria do artista Mário Cravo Júnior (1923-2018). Os trabalhos foram desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e também contou com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

“A Prefeitura investiu R$4 milhões para recuperar este equipamento, que agora tem resina antichama. Não correremos risco de passar pelo dissabor do incêndio ocorrido há três anos. Hoje é mais um importante data que ficará registrada na história da cidade. Esse monumento possui um grande valor artístico e cultural, sendo também um ponto de estímulo para visitação de vários turistas”, detalhou Bruno Reis.

Fotos: Valter Pontes – SECOM