Livro que aborda propostas do arquiteto Assis Reis para Salvador é lançado nesta terça (24)

A arquitetura e o urbanismo da primeira capital do Brasil são o foco da “Trilogia Assis Reis”, que será lançada hoje, terça-feira (24/10, dia do aniversário do arquiteto),, às 18h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Faufba), na Federação. A produção da publicação, cujo projeto gráfico é da EDUFBA, foi patrocinada pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A trilogia começou a ser escrita por Assis Reis em 2009, no entanto o arquiteto faleceu em 20 de abril de 2011, finalizando apenas duas das obras que compunham a coleção. Dando continuidade ao projeto, a pedido do autor, a produção do terceiro volume foi abraçada por Márcia Reis, filha de Assis, construindo uma coletânea de textos relacionados ao trabalho e à vida do pai, em especial o seu projeto icônico para a sede da CHESF. A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, destaca que a produção de Assis Reis, que foi seu professor na Faufba, é reconhecida nacionalmente. “Reis desenvolveu alguns importantes projetos de espaços públicos para a Prefeitura de Salvador, a exemplo da Praça da Sé. E foi também o responsável pela maquete de Salvador, hoje patrimônio tombado pelo município e sob a guarda da FMLF. Estamos muito felizes com a publicação e com a possibilidade de tornar disponível para o público em geral e a pesquisadores e estudiosos em particular, um registro documental da produção deste que é um dos mais renomados profissionais da sua área, com relevante contribuição para a história da nossa cidade”, considera.