FMLF recebe visita de técnicos da Prefeitura de Teixeira de Freitas

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) recebeu a visita de uma equipe da Secretaria de Projetos Estratégicos e Gerenciamento de Convênios, da Prefeitura de Teixeira de Freitas, que viajou até Salvador com o objetivo de conhecer os processos gerencial e de elaboração de planos e projetos de desenvolvimento urbano do município de Salvador.

O encontro, realizado na sexta-feira (12/11), foi marcado com uma reunião entre a presidente da FMLF, a arquiteta e urbanista Tânia Scofield; o chefe de gabinete da instituição, o urbanista Fagner Dantas; a Secretária Municipal de Projetos da Prefeitura de Teixeira de Freitas, Ana Lúcia Apemburg; a Diretora do Departamento de Projetos e Fiscalização de Obras, Eduarda Letro Dias Santos; e o Diretor do Departamento de Convênios, Maicon Rios da Silva.

Localizada no extremo sul da Bahia com aproximadamente 164 mil habitantes, Teixeira de Freitas vive um intenso processo de consolidação urbana com constantes avanços de ocupações, no entanto, de acordo com os visitantes, é uma cidade que ainda carece de infraestrutura e equipamentos públicos de qualidade.

“A Prefeitura de Salvador tem uma boa estrutura de técnicos e pessoal, então é muito interessante que o nosso município dê apoio a municípios menores, que buscam esse conhecimento para melhor atender a população das suas respectivas cidades”, observou a presidente da FMLF.

Modelo de orientações – Em busca de referências projetuais para o desenvolvimento sustentável, os técnicos de Teixeira de Freitas demonstraram interesse especial na logística dos projetos voltados, principalmente, para às áreas públicas de requalificação urbana. Com uma equipe não só é pequena, mas também no primeiro ano de atuação, os visitantes revelaram ter criado perspectivas importantes no contato com a Fundação.

“O nosso município carece de projetos urbanísticos e quando a gente encontra aqui na FMLF uma referência tão assertiva em diversos aspectos isso gera um modelo de orientações e aprendizados para nossa equipe”, avaliou o Diretor do Departamento de Convênios, Maicon Rios da Silva.

Após a reunião, a presidente apresentou as instalações da sede da FMLF aos representantes do município de Teixeira de Freitas, incluindo a Maquete de Salvador, a biblioteca e as gerências de projetos especiais e de projetos urbanísticos. Em seguida, acompanhados do chefe de gabinete da Fundação, a equipe de Teixeira de Freitas fez uma visita técnica a quatro importantes projetos localizados no Comércio, elaborados pela Fundação: Praça Cairu; Rua Miguel Calmon; Praça da Inglaterra; e Praça Marechal Deodoro.