FMLF participa de reunião do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio da Bahia

Nesta terça-feira (21/03/2023), às 17:00, na Academia de Letras da Bahia, ocorreu a reunião do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio da Bahia, que teve como pauta o Projeto da Praça Castro Alves para  a preservação dos Achados Arqueológicos. O projeto  foi apresentado pela presidente da Fundação, Tania Scofield e pelo arquiteto Nivaldo Andrade, do escritório A&P Arquitetura e Urbanismo, responsáveis pela coordenação e elaboração do projeto, respectivamente. O projeto traz uma proposta contemporânea para a preservação destas ruínas, encontradas durante as escavações para reforma da Praça Castro Alves, permitindo não apenas a sua exposição pública, como também o uso mais efetivo da praça pela população. Entre os achados estão uma estrutura, bastante preservada, de uma fonte construída no início do Século XX, e as fundações e resquícios da fachada do Teatro São João, primeiro teatro de Salvador, cujo apogeu deu-se no Século XIX. As obras devem  ser iniciadas no próximo mês e o projeto já tem aprovação do IPHAN, único órgão responsável pela liberação de intervenções  no sítio tombado da Praça Castro Alves.

Diante de uma série de informações equivocadas que começaram a circular pela imprensa local, a FMLF e a A&P Arquitetura e Urbanismo foram convidados pelo Fórum para prestar os esclarecimentos devidos, o que foi feito com uma apresentação detalhada do histórico dos acontecimentos, da pesquisa histórica que levou à leitura desses achados e o projeto da futura intervenção. Além dos representantes da FMLF e da A&P, estiveram presentes o presidente da ALB, Ordep Serra, o Coordenador do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio da Bahia, Roberto Severino,  o presidente da Fundação Gregorio de Matos, Fernando Guerreiro, os arquitetos Paulo Ormindo, Daniel Colina e Marcia Sant’Anna, técnicos da FMLF, do IPAC e membros da sociedade civil. A reunião foi encerrada, com a posição clara de todos presentes da importância de se  preservar a historia dessa cidade, primeira capital do país.

Foto: A & P Arquitetura e Urbanismo