Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia requalificação do entorno da Igreja dos Alagados

Na manhã desta segunda-feira, 02 de janeiro de 2023, o coração de Dona Hilda Almeida (65), transbordava a felicidade da conquista de um sonho, como ela própria descreveu, ao participar, ao lado do prefeito Bruno Reis e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, da cerimônia da assinatura da ordem de serviço autorizando o início da urbanização do entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, no bairro do Uruguai. A intervenção foi projetada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e terá investimento de R$6 milhões.

  

Presidente da Associação João de Deus, que cuida das obras sociais da Igreja, Dona Hilda destacou a importância da intervenção para toda a cidade. “A urbanização deste local é um marco importantíssimo para Salvador e, em especial, para toda a Península de Itapagipe. É uma vitória para os bairros do Uruguai, Alagados, Jardim Cruzeiro e Massaranduba. Essa é a primeira grande obra desta região, que por anos foi esquecida pelo poder público. Hoje, ganhamos todos de Salvador, a partir da Igreja dos Alagados, até porque proporciona o desenvolvimento do turismo religioso neste local”.  

As primeiras oficinas participativas com moradores do bairro, lideranças comunitárias e o pároco da Igreja Nossa Senhora dos Alagados, padre Josuel Jesus, aconteceram de modo híbrido porque o mundo ainda vivia um período de pandemia. Durante um semestre, a Fundação realizou oficinas, visitas de campo, entrevista com moradores, lideranças para a formulação do diagnóstico e da proposta final que resultou no projeto. 

 

“A igreja de Nossa Senhora de Alagados tem um valor religioso e histórico de grande importância para a nossa cidade. A urbanização do entorno da Igreja é o reconhecimento desta gestão a importância deste espaço de tão grande simbolismo religioso, histórico e cultural”, declarou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.  

Conhecida também por ter sido visitada por três santos católicos: São João Paulo II, Santa Tereza de Calcutá e Santa Dulce, a Igreja de Nossa Senhora dos Alagados tem uma importância histórica, o que justifica a necessidade de revitalização. 

O pároco da Igreja dos Alagados, padre Josuel Jesus, explica que a requalificação é um marco histórico para toda a comunidade católica da capital baiana. “Este local, onde pisaram São João Paulo II, Santa Teresa de Calcutá e Santa Dulce, agora recebe a urbanização do entorno, o que nos permite ver o quanto a Prefeitura tem olhado para os mais pobres. Estamos, todos desta comunidade, felizes com a revitalização deste lugar sagrado”.

O prefeito anunciou também outras intervenções: o projeto sendo desenvolvido para revitalização da praça da Igreja dos Mares, no Largo de Roma, em parceria com a Osid (Obras Sociais de Irmã Dulce) ; a requalificação do Porto da Lenha, na Ribeira, e já em fase de conclusão a licitação para obras no trecho de orla Cantagalo, na Calçada.

 

Fotos: Betto Jr./Secom e Imagens: FMLF/PMS 

 

Skip to content