Orla de Pituaçu
Clique aqui para assistir o vídeo de apresentação do projeto.
Projeto Urbanístico para Requalificação Urbano-ambiental da Orla Marítima de Salvador
(Trecho Farol de Itapuã 4 - entre as Ruas da Música e da Prosa)
1ª OFICINA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR - APRESENTAÇÃO
2ª OFICINA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR - APRESENTAÇÃO
3ª OFICINA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR - APRESENTAÇÃO
3ª OFICINA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR - APRESENTAÇÃO (COMPLEMENTO)
Orla de Stella Maris / Flamengo / Ipitanga - 2021 - Plantas Gerais
Orla da Barra - 2013/2014
Localização: trecho entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo (Praça Orungan)
Área: 83.725m2
Extensão: 3 Km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: O projeto foi desenvolvido em dois trechos. O primeiro vai do Porto da Barra até o Barra Center, incluindo as ruas Marques de Leão, Barão de Itapuã, Barão de Sergy e a praça dos Tamarineiros. O segundo trecho compreende a área do Barra Center até a Praça Orungan. Foram projetadas um conjunto de intervenções urbanísticas de ordenamento do uso do solo, de valorização do patrimônio natural e construído, de preservação da identidade local como área de moradia, lazer e turismo, elementos que tornam esse bairro o mais simbólico da cidade.
Projetados de forma compartilhada, os espaços priorizam o não motorizado - pedestre e ciclistas -, utilizam materiais menos agressivos na pavimentação, a exemplo do intertravado e do granito natural, e agregam novos mobiliário urbano de bancos, jardineiras, lixeiras e iluminação a LED.
Orla de Ondina- 2015
Localização: trecho entre o Clube Espanhol e Paciência
Ano: 2015
Área: 111.236,65 m2
Extensão: 3 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A orla de Ondina apresentava uma situação singular e neste sentido o projeto foi mais transformador, embora tenham sido adotados todos os elementos comuns aos demais projetos de orla: ciclovias, alargamento de passeios, iluminação pública e mobiliário. Em Ondina havia situações que precisavam de soluções específicas como o trecho entre o Instituto Baiano de Reabilitação e o Sukiyaki, o único aberto para o mar e de grande beleza natural, mas apresentava degradação física e problemas de segurança para o pedestre e ciclistas. Sem comprometer a qualidade ambiental da praia foi adotada uma solução urbanística que garante a circulação de pedestres e ciclistas. A outra situação peculiar, era a Avenida Oceânica, entre a saída da Sabino Silva e a praça das Gordinhas, que registrava acidentes constantes com as conversões dos veículos às ruas transversais e, em parte deste trecho da avenida não existia passeios, obrigando o pedestre a caminhar na rua. Para resolver esses problemas alterou-se o traçado do viário, incorporando a via marginal ao viário principal e adotando o sentido único de tráfego nas duas vias.
Orla do Rio Vermelho – 2016/2017
Localização: trecho entre a Paciência e o Quartel de Amaralina
Área: 128.976 m2
Extensão: 2 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A requalificação da Orla do Rio Vermelho não ficou restrita as áreas que margeiam a orla e a Rua da Paciência, mas abrangeu as ruas internas João Gomes, Almerinda Dutra, Rua do Meio, João Guedes e a Odilon Santos. Também foram urbanizadas as praças e largos como Santana, Mariquita, Brigadeiro Faria Rocha e Fonte do Boi. Os materiais utilizados foram diversificados: intertravado nas vias, e nos passeios o granito, a pedra portuguesa e o concreto lavado. A urbanização do Rio Vermelho valorizou a sua tradição de um bairro boêmio, e, sobretudo, fomentou a economia local e promoveu a prática do esporte.
Orla de Amaralina / Pituba- 2018
Localização: trecho entre o Quartel de Amaralina e Jardim dos Namorados
Área: 193.000 m2
Extensão: 3 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A urbanização da orla de Amaralina/ Pituba tem impacto em todo os bairros do seu entorno a exemplo do Itaigara, Nordeste de Amaralina e Caminho das Árvores. Havia uma diversidade de demandas dos seus moradores como quadras de esporte, roda de capoeira, parques infantis, passeios largos para caminhadas, áreas de contemplação e especificamente dos pescadores, a sua colônia. O projeto contempla todas essas demandas e torna essa orla mais agradável em termos ambiental e mais bonita em termos urbanísticos.
Orla do Jardim de Alah / Boca do Rio / Piatã – 2015
Localização: trecho entre o coqueiral do Jardim de Alah e a foz do rio Grande
Área: 152.023.39,00m2
Extensão: 4 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: São praias que guardam características muito próprias de uso por serem as mais procuradas pelos visitantes das cidades vizinhas a Salvador. A urbanização foi projetada para atender: os moradores da capital e adequar o espaço às necessidades destes visitantes que por irem à praia de ônibus, em grandes grupos, precisam de grandes espaços de estacionamentos. O projeto também considera a melhoria das barracas de praia, espaços de lazer e de descanso. A extensa cobertura vegetal de restinga, que abriga espécies variadas, foi totalmente preservada.
Orla de Itapuã - 2015
Localização: trecho entre o Piatã e Largo de Itapuã
Área: 60.872m2
Extensão: 1 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: Uma das mais degradadas em termos ambientais, a orla de Itapuã apresentava construções irregulares funcionando como bares, que ocupavam o espaço do pedestre e banhista. Nas áreas de areia e onde a contenção era alta não havia proteção de guarda corpo, além de tantas outras irregularidades que tornavam essa área altamente insegura. O projeto da requalificação da orla de Itapuã atendeu as diferentes demandas dos seus moradores, que estabelecia prioritariamente, fazer do espaço da orla, um local de lazer, esporte e contemplação. O projeto contempla uma pequena arena, uma quadra de esportes, roda de capoeira, parque infantil, mirante, acessibilidade e iluminação. Foram também urbanizadas a praça Dorival Caymmi e o Largo de Itapuã e construídas duas colônias de pescadores.
Farol de Itapuã 1 e Farol de Itapuã 2 – 2018/2019
Localização: Farol de Itapuã
Área: 118.680 m2
Extensão: 1 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: Representam as duas áreas vizinhas ao Farol de Itapuã com praias de importante valor ambiental, mas estavam antropizadas pela ocupação indevida de barracas e de carros, que estacionavam em faixa de areia. O projeto de urbanização promoveu o ordenamento dos diversos usos e ocupações. Foram projetadas quadras de esporte, parques infantis, quiosque de baianas de acarajé e para a venda de coco, áreas de contemplação, mobiliário urbano, acessibilidade com rampas e escadas, iluminação pública e estacionamentos.
Orla de Stella Maris / Flamengo / Ipitanga - 2017
Localização: trecho entre a Rua Carlos Oti e limite de Lauro de Freitas
Área: 261.000 m2
Extensão: 5 km
Status do Projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: Por ser uma praia que ainda preserva uma densa vegetação de restinga, a proposta de projeto foi mais sustentável, o que significa uma urbanização e elementos construídos em harmonia com o meio ambiente. As áreas pavimentadas são basicamente: ciclovias, passeios destinados às caminhadas e corridas, e deques em madeira como áreas de contemplação e convívio. Foram projetadas quadras de esporte, de futebol e de vôlei, todas com piso em areia, parques infantis, pergolados, espaços para a expressão cultural, áreas para massagens, trilhas e postos de salva vidas. Houve uma atenção especial à iluminação pública, adotando as condições estabelecidas pelo Projeto Tamar, por tratar-se de uma praia de desova de tartaruga.
Orla de Boa Viagem e Cantagalo - 2015
Localização: trecho entre o Forte de Monte Serrat e Terminal da Calçada (Cantagalo)
Área: 120.000 m2
Extensão: 2 km
Status do projeto: Concluído (Boa Viagem). Concluído (Cantagalo)
Obra: Concluída
Descrição do projeto: Nessa intervenção considera-se particularidades como as tradicionais homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem. O projeto limita-se com o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat e o Largo da Boa Viagem. O destaque da requalificação desta área de orla está na importância que a praias e a orla têm para os moradores do bairro. O projeto inclui a recuperação de toda a área de praia com a implantação da rede de drenagem assegurando as condições de balneabilidade, a criação de espaços de contemplação com a implantação de deques de madeira, quadras de esporte, ordenamento das áreas de comércio de apoio à praia e urbanização - pavimentação em intertravado, mobiliário urbano e paisagismo -, de todas as ruas transversais que constituem o acesso à praia.
Orla de Escada, Praia Grande e Periperi - 2016
Localização: Trecho entre Escada e a Estação de Periperi
Área: 131.660 m2
Extensão: 3km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A orla de Periperi, Praia Grande e Escada constitui um dos poucos espaços públicos do Subúrbio Ferroviário. Daí a importância da sua urbanização como espaço de convívio e área de lazer e esporte para os moradores dos diversos bairros, nos quais vivem uma população de baixa renda, que tem pouco acesso a espaços públicos de qualidade. O projeto de urbanização contempla a rua que margeia a orla, a implantação de passeios a margem da Baía e ciclovia, quadras de esporte e paisagismo, e equipamentos de apoio.
Orla de Itacaranha / Plataforma – 2016
Localização: trecho entre o Largo de Plataforma e o Largo de Itacaranha
Área: 107.106m2
Extensão: 3 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A orla do trecho Plataforma, Itacaranha é cortada pela Linha Férrea: de um lado está a área que margeia a Baía formada por uma estreita faixa de terra. Do outro lado está a Rua Almeida Brandão que é a segunda principal ligação viária entre os dois bairros. Apesar da sua importância, a Rua Almeida Brandão esteva em condições precárias durante quatro décadas e há 15 anos teve um trecho interrompido por deslizamento de terras. O projeto de requalificação pavimentou totalmente a Almeida Brandão em intertravado, com ciclofaixa, iluminação pública e gradil de proteção a via férrea. Foram urbanizadas todas as áreas que margeiam a rua, os chamados recantos e praças, foram construídas e reforçadas as alvenarias de contenção ao longo da via, recuperada uma nascente, implantada escadarias e rampas, e o paisagismo.
Orla da Ribeira - 2015
Localização: trecho entre o Bugarí e a Praça Divina
Área: 42.897 m2
Extensão: 2 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: A extensa orla da Ribeira caracteriza-se como um espaço diferenciado em função da tradição do comércio de bares e restaurantes. É uma praia que atrai um fluxo grandes de pessoas, em sua maioria, moradores da península, que dão uma dinâmica diferenciada ao espaço público. O projeto desenvolvido valoriza as atividades praticadas no local, a partir da urbanização do espaço publico. Foram criados largos calçadões, ciclovias, áreas de contemplação, lazer e esporte.
Orla de São Tomé de Paripe - 2014
Localização: trecho de Orla da Rua Benjamim de Souza / Paripe
Área: 24.153m2
Extensão: 1 km
Posição: Concluído
Descrição do projeto: Uma das mais importantes praias do Subúrbio Ferroviário e uma das poucas áreas de lazer do bairro de Paripe, esta orla teve a sua qualidade ambiental recuperada a partir da implantação do projeto. Foram construídas quadra de esporte, pista de skate, parque infantil, quiosques, mobiliário urbano e requalificada a única praça existente.
Orla de Tubarão – 2015
Localização: Trecho de Orla da Rua Eduardo Dotto / Paripe
Área: 14.538 m2
Extensão: 1 km
Status do projeto: concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: É uma orla com três trechos distintos e que tiveram tratamentos diferenciados no projeto. A praça do terminal de ônibus, que limita o início da praia de Tubarão, foi totalmente urbanizada e teve implantada uma quadra de esporte. No trecho da Rua Eduardo Dotto, compreendido entre a praça e a praia de Tubarão a via é bastante estreita, o que em épocas de maré alta, o mar cobre alguns trechos desta via. Para manter a qualidade ambiental neste trecho e garantir um tráfego de velocidade baixa foi utilizada a pavimentação em paralelo. No terceiro trecho compreende um grande espaço arborizado, onde foram implantados o parque infantil e áreas de contemplação e convívio, quiosque e estacionamento.
Orla da Prainha de Lobato - 2019
Localização: Lobato
Área: 54.000m2
Extensão: 1 km
Status do projeto: Concluído
Obra: Concluída
Descrição do projeto: Com uma extensão de apenas 400 metros - daí a denominação Prainha de Lobato -, a urbanização se limitou a nova pavimentação do piso em intertravado, mobiliário urbano, iluminação pública e recuperação da praça.