11.04.2022

Prefeitura entrega primeira etapa da requalificação da orla em Stella Maris

Um dos trechos de orla mais bonitos de Salvador começa a ficar mais moderno, acessível e já pode ser aproveitado pela população. Com obras realizadas pela Prefeitura, a 1ª etapa da requalificação da orla em Stella Maris foi entregue nesta segunda-feira (11), com as presenças do prefeito Bruno Reis, do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield e demais gestores municipais e autoridades.

De acordo com o prefeito, este é o 29º trecho de orla já requalificado pela administração municipal desde 2013. “Em Stella Maris ficou belíssima a obra e, sem sombra de dúvidas, melhorou muito a vida das pessoas que moram aqui, além de já estar atraindo milhares de visitantes e turistas. Toda essa estratégia de requalificação dos trechos de orla objetiva potencializar ainda mais um dos nossos principais ativos, que é o turismo de sol e praia”, salientou Bruno Reis.

Com investimento de aproximadamente R$15,2 milhões, esta etapa envolveu 1,2km de extensão, entre a Rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo. As obras envolvem urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública, equipamentos urbanos, requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Estão sendo construídos estacionamentos de veículos, quadras de futebol e vôlei de praia, área de skate infantil, espaços de convivência, espaço para yoga, parque infantil e área de apoio ao surfista.

A população também contará com ciclovias, vias exclusivas de veículos, passeios para pedestres e trechos compartilhados. Todas as intervenções que serão realizadas ao longo das praias estão fora da linha impeditiva e em consonância com a legislação municipal, estadual e federal, com a anuência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

O trecho incluiu ainda a construção de oito quiosques para comercialização de acarajé e água de coco, oferecendo mais suporte aos visitantes e gerando ainda mais oportunidades de emprego. Esses espaços estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e os termos foram entregues aos permissionários pelo prefeito Bruno Reis, na mesma cerimônia.

Preservação ambiental – Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em 2015 e obras sob a responsabilidade da Secult, a requalificação de Stella Maris, que também se estenderá pelas praias do Flamengo e Ipitanga, prevê a mínima interferência na morfologia natural da área. A intenção é garantir a acessibilidade às áreas públicas e às praias, além do respeito ao meio ambiente, a exemplo da manutenção do cordão de dunas e do coqueiral, assim como a recomposição e manutenção da cobertura de restinga.

“O trecho de Stella Maris é uma das áreas mais preservadas em termos ambientais, da orla de Salvador, com grande cobertura de vegetação em restinga o que induziu a um projeto mais orgânico e com pouca pavimentação. Por outro lado, havia um apelo dos moradores para se criar espaços de esporte e lazer preservando as suas características naturais. É um belo projeto de orla sustentável, agradável, bonito”, analisa a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Um aspecto importante do projeto - que, inclusive, já se tornou característica das ações da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) -, está na participação efetiva da comunidade, moradores e usuários, através de contatos com lideranças e a realização de oficinas de participação popular que validaram a proposta. O desenvolvimento do projeto teve o acompanhamento de uma comissão de representantes eleita na terceira oficina.

Fotos: Betto Jr./Secom

Turismo – O secretário Fábio Mota destacou que o processo de recuperação dos trechos de orla de Salvador, iniciado em 2013, faz parte da estratégia da Prefeitura de melhorar, entre outros aspectos, o turismo de sol e mar. "Por muito tempo tivemos dificuldades nos trechos de orla e agora estamos recuperando estas áreas que são as mais frequentadas por moradores da cidade e turistas. Esta requalificação melhora o destino turístico e a competitividade da cidade, atraindo, consequentemente, mais visitantes", explicou. O gestor reforçou também que tornar a região mais atrativa vai colaborar no desenvolvimento econômico da região.

Aprovação popular – A ambulante Josenilda Pereira trabalha ao lado da irmã Vitória, na venda de vestuário de moda praia. A expectativa dela é de que, com a requalificação, além de terem mais ânimo para trabalhar, as vendas também cresçam com a chegada de novos clientes. "Tenho 14 anos trabalhando aqui no bairro. Com essa requalificação, estamos vendo as melhorias e está muito bonito. Mesmo durante as obras conseguimos continuar trabalhando e com diálogo e apoio da Prefeitura. Sei que vai ficar cada dia melhor para gente trabalhar e viver aqui", contou.

Também ambulante, Paula Costa, que atua há 16 anos na região, destacou que a requalificação tem sido vista como uma grande conquista por todos. "Vejo como a estrutura para quem vem curtir a praia e para nós que estamos aqui diariamente trabalhando melhorou muito. Ver essa transformação aqui é gratificante, porque aqui temos uma longa história", relatou.